Dados Abertos

A seção de Dados Abertos do Portal de Transparência do Estado de Goiás permite que pessoas interessadas obtenham todas as informações que são apresentadas nos painéis analíticos do Portal. Estas informações são disponibilizadas aqui de forma tabular simples para tratamento em planilhas, bancos de dados, ferramentas analíticas ou programas próprios, permitindo assim a realização de análises complementares às análises apresentadas nas outras seções do Portal.

Os dados aqui disponíveis tem origem nos sistemas transacionais, utilizados pelo Estado de Goiás para executar suas demandas, e podem ser obtidas através de duas formas a depender do objetivo do usuário: Através de arquivos texto no formato CSV disponíveis logo abaixo; ou através de arquivos texto no formato XML que podem ser obtidos via utilização de Web Services cuja explicação se encontra mais abaixo.


FTP

Para obter um arquivo CSV no servidor FTP do Estado de Goiás, basta navegar nos diretórios abaixo e selecionar o arquivo desejado. No Manual_de_uso.pdf são apresentadas informações gerais sobre como os arquivos estão disponíveis além de  instruções de como importar os arquivos CSV para uma planilha.

Web services

Web service é o nome de uma tecnologia de integração que utiliza a infra-estrutura da internet para permitir a troca de informações entre sistemas independentes e utiliza o padrão XML para permitir a troca de dados. O Portal de Transparência disponibiliza uma série de Web Services que permitem a seleção das informações de forma automatizada, conforme opções de filtros definidos na assinatura de cada Web Service.

O uso desta tecnologia demanda conhecimentos avançados em desenvolvimento de software. A documentação da API, com os métodos, seus filtros e leiautes de resposta em XML estão disponíveis aqui, enquanto que nesta página é possível utilizar um exemplo de aplicação web que faz uso dos web services disponíveis.